Todos

15 anos

Casamentos

Mais populares

Ensaio gestante

Ensaio romântico

Dicas para noivos


O que significa SSSS impresso no cartão de embarque

Você está com a viagem de lua-de-mel ou qualquer outra viagem para os Estados Unidos confirmada, seu passaporte e seu visto estão em dia mas você tenta fazer seu check-in em casa antes do seu vôo e não é possível. No aeroporto, também não consegue fazer seu check-in nas máquinas de autoatendimento e tem que fazer seu check-in no balcão com um atendente. Quando você pega seu cartão de embarque vê que nele está impresso “SSSS” ou, pior ainda, antes de receber seu cartão de embarque é obrigado a seguir sozinho e em silêncio um funcionário até uma sala ou mesa sem ninguém te falar sobre o que está acontecendo.


O que significa SSSS impresso no cartão de embarque?

E agora? O que significam estas letras? O que acontecerá?

Primeiramente, vamos definir o que significa "SSSS". "SSSS" é a abreviação para Secondary Security Screening Selection, uma segunda triagem que algumas pessoas que viajam para os Estados Unidos estão sendo obrigadas a passar.

Os critérios para selecionar os passageiros que passarão por esta segunda inspeção não foram revelados pelas autoridades americanas mas há algumas especulações na internet com algumas das possíveis causas:

compra da passagem somente de ida
compra da passagem em dinheiro
nome na lista da TSA
seleção randômica

É difícil saber o real motivo por ter sido selecionado e também isso pouco importa. Se foi selecionado, o ideal a fazer é manter a calma, seguir as instruções dos funcionários e tentar chegar cedo ao aeroporto para fazer tudo com tranquilidade e não ter problema. Esta última sugestão vale para todos com viagem aos Estados Unidos já que só se saberá se foi selecionado no momento do check-in.

Mas afinal, o que acontece com quem passa por esta segunda inspeção?

Existem muitos relatos na internet de pessoas que passaram por esta inspeção e de como foi. Parece que varia de aeroporto para aeroporto ou de vôo para vôo ou de País para País.

Algumas pessoas relatam passar pela inspeção no momento do check-in e outras no momento do embarque, após passar pelo portão de embarque.

Então como proceder se estiver com viagem para os Estados Unidos?

Minha sugestão é agir normalmente como em qualquer outra viagem. Se está acostumado a fazer o check-in online faça e, caso não seja possível, pode ser um indício de que você foi selecionado. Chegue ao aeroporto com bastante antecedência e, novamente, siga os procedimentos normais: faça seu check-in no balcão e veja se irão solicitar que você acompanhe alguém até um outro lugar ou não. Se não tiver nenhum problema no check-in e seu cartão de embarque tiver impresso "SSSS" provavelmente a inspeção será feita no momento do embarque então dirija-se normalmente à sala de embarque e, quando chamarem para o embarque, tente ser um dos primeiros a embarcar assim a fila para a inspeção será menor e você será liberado rapidamente.

O que é feito na inspeção?

A inspeção também parece variar muito mas, em todos os casos, é feita a verificação de resquícios de pólvora e provavelmente drogas nas mãos, sapatos e bagagem acompanhada do passageiro. Esta verificação é muito simples e rápida: o funcionário pede que o passageiro coloque as mãos para a frente e passa uma espécie de papel em suas mãos depois pede que retire seus sapatos repetindo o processo no calçado e também na bagagem. Este papel é inserido em uma máquina que faz a leitura acusando ou não presença dos materiais que eles estão procurando. Em alguns casos pode ser solicitado que se abra a bagagem para uma inspeção mais detalhada na mesma. Também há relatos de pessoas que são interrogadas onde é solicitado mais informações comprovando sua identidade, motivo da viagem, etc. Também há relatos de pessoas que passaram pela inspeção sem que nenhuma pergunta fosse feita.

Na entrada dos Estados Unidos, passando pela imigração não é feito nenhum processo diferente para quem foi selecionado. Tudo ocorre normalmente.

Se você for um dos selecionados, minha sugestão é fique tranquilo, não crie caso, não se recuse a passar pelo processo. Se não conseguiu fazer o check-in online ou nem tentou, chegue cedo ao aeroporto. Se seu cartão de embarque tem a impressão “SSSS” e você não passou pela triagem até o momento do embarque, tente ser um dos primeiros a embarcar.

Além destes passos, aproveite a viagem e, se passou pela triagem, deixe aqui nos comentários sua experiência para ajudar mais pessoas.

Filtro: Dicas para noivos

Posts Relacionados

O que você faria diferente no seu casamento?

100 noivas recém casadas revelam suas frustrações, alegrias, erros de planejamento e onde gostariam de ter investido mais nos seus casamentos.... continuar lendo

Dica de lembrança para convidados

Continuando com a proposta de trazer dicas para os noivos que estão preparando seus casamentos trago hoje uma dica muito legal de lembrança para os convidados.... continuar lendo


Curta e compartilhe:



Tweet

Facebook



Saiba primeiro quando houver uma nova postagem

Receba um e-mail sempre que tiver uma nova postagem no blog.

Nunca enviaremos span e você poderá se descadastrar quando quiser.









Deixe seu comentário:









Digite as 3 primeiras letras do seu e-mail:


Comentários:

Seja o primeiro a comentar!